Onde nasce uma marca de valor? Como ela é construída e ampliada? Quando olhamos a história de empresas que se tornaram marcas fortes, lucrativas e com uma legião de fãs, sempre identificamos que a criação da marca faz parte da cultura. É algo muito mais intenso!
Você, como CEO ou dono do negócio, é mais do que um líder empresarial; você é o guardião da alma da sua marca. Neste cenário empresarial dinâmico, a consistência da marca é a chave para o sucesso, e ela começa com você. Sim, VOCÊ! Contratar bons profissionais para fazer o branding certamente ajuda muito (e é fundamental), mas o líder principal precisa compreender que marca é algo profundo, imerso na cultura da empresa. Quando compreendemos que é o dono do negócio que cria a marca, que é ele que inspira a equipe e direciona o futuro da identidade, temos uma gestão mais leve, prática e pura.
Separei alguns conceitos que todo líder deve entender sobre gestão de marcas. Vamos nessa?
1. Elementos distintivos ancorados no produto e em tudo o que a empresa é:
Os elementos que tornam sua marca única precisam estar profundamente enraizados no produto e na identidade da empresa. É como a Red Bull, que vai além de uma bebida energética e incorpora sensações (como adrenalina), o sentimento de “Red Bull te dá asas” e muito mais.
2. A ideia central da marca é a essência de tudo:
Quando você começou o negócio, o que mais motivou você? Pense bem, vá a fundo nessa resposta. A essência da sua marca não deve ser um mero acessório, mas sim o epicentro de todas as atividades empresariais. Ela guia não apenas a sua estratégia de marketing, mas também a cultura interna, o desenvolvimento de produtos e a interação com os clientes.
3. Crie disponibilidade mental para a essência da sua marca:
Quando você está com sede, qual é a marca da bebida que vem em sua mente? Quando você precisa comprar um tênis novo, qual é a marca que você prefere? Disponibilidade mental é ser a primeira marca que vem na mente do consumidor, no momento da decisão. Assim como em um supermercado repleto de opções, os consumidores só escolhem o que está em sua mente. Certifique-se de que a essência da sua marca esteja presente em todas as interações, criando uma disponibilidade mental que destaca a sua marca na mente do consumidor. O conceito de ‘disponibilidade mental’ ajudará a compreender melhor as ações de marketing.
4. Ligue todos os aspectos da marca ao produto:
Uma marca é verdadeiramente monetizada quando todos os aspectos, desde a comunicação e loja virtual até a cultura da empresa, estão alinhados com o produto. A conexão é a chave para transformar uma ideia central em lucratividade real. Entenda o que o seu produto é, como ele transforma a vida das pessoas e porquê alguém deveria comprar isso. Conecte todos os pontos da forma mais adequada para cada canal.
5. A essência da marca vem do líder (CEO):
A profundidade da essência da marca é transmitida pelo líder da empresa. A gestão centrada na marca cria uma cultura forte, abrangendo consumo, equipe e produto. Você é o arquiteto dessa cultura, não delegue isso. Seu time é a extensão da sua marca, focalize na cultura da equipe, pois eles serão os embaixadores que replicarão o que a marca representa.
6. Garanta uma história consistente e boas ativações sensoriais:
Todos devem estar na mesma página, comunicando a mesma história e ativando os mesmos sentimentos sensoriais. Consistência é a cola que une todos os elementos da marca.
7. Seja 100% confiante, escolha um caminho e siga:
Quantas vezes você já mudou a direção? tentou mudar o público, o produto ou a comunicação? A confiança é contagiosa! Escolha um caminho, acredite nele e represente-o com consistência. Esta autenticidade cria uma conexão duradoura com os consumidores.
9. Branding é parte da performance:
Abandone a ideia de que branding é apenas para o longo prazo e que não dá lucro. Ele é um impulsionador direto do aumento de faturamento e lucratividade. Invista no seu branding para colher resultados tangíveis a curto prazo. O segredo para lucrar com branding desde o dia 1 é vincular o branding com a performance. Um banner bem construído e alinhado dá retorno no mesmo dia, lembre-se disso!
Ao abraçar esses princípios e estudar mais a fundo cada um deles, você se torna não apenas o CEO, mas o guardião da identidade da sua marca, construindo uma base sólida para o sucesso duradouro da empresa. As pessoas e equipes querem um líder que inspire e ajude a fazer algo maior do que somente vender produtos. Alinhar a proposta sensorial do seu negócio cria um mundo de possibilidades e é o começo para expandir a marca. Não delegue isso, não coloque a responsabilidade nos outros. Comece por você a criar a essência de tudo.
Precisa de ajuda para construir uma marca de sucesso e se tornar um líder com foco na marca? Conheça a minha mentoria e consultoria, será um prazer te ajudar nessa jornada.