Conectar a marca à loja virtual é muito mais do que escolher a plataforma adequada e estar bem posicionado no Google. É uma das principais oportunidades para criar uma experiência coesa e envolvente em todos os pontos de contato.
Escolher a plataforma ideal para o negócio, fazer um trabalho focado em SEO e performance, tornar o site rápido, buscar as melhores práticas de usabilidade e CX são ações que toda empresa deve fazer. É o ‘feijão com arroz’. Mas essas ações, por si só, não garantem o sucesso da loja. Para criarmos lojas virtuais únicas, devemos fazer ações além do básico, ações específicas que tornam a loja mais sensorial e conectada com a marca. É a experiência completa que expressará o que a marca é. Os clientes só vêem valor naquilo que ativa os sentimentos, que vai além do racional.
Um bom gerente de e-commerce é aquele que faz a gestão dos sentimentos da marca no e-commerce. Ou seja, precisamos estar mais atentos ao que a marca é e deseja transmitir. Precisamos olhar além do Analytics, além das métricas e da meta mensal. É essa clareza na comunicação sensorial que ajudará a criarmos conexões puras e verdadeiras com os usuários. O resultado de tudo isso é somente um: Vender mais e melhor. Vender com mais lucro e para os clientes certos.
Separei algumas dicas essenciais que toda marca deve prestar atenção ao construir uma loja virtual mais sensorial:
- Página da Marca: Esse é o coração da loja virtual. Certifique-se de que ela conte a história da sua marca de forma cativante, transmitindo seus valores, missão e visão. Use elementos visuais que refletem a identidade da sua marca, como logotipos, fotos, vídeos, cores e fontes exclusivas. Explore a fundo tudo o que representa a sua identidade, vá além! Trazer depoimentos, fotos de clientes e fatores que ampliam o senso de comunidade ajudam ativamente a aumentar a relevância da marca para o usuário.
- Copy e Página de Produto: A linguagem que você usa em suas descrições de produtos e em todo o site deve ser consistente com o tom voz e palavras de conexão da sua marca. Seja autêntico, envolvente e informativo. Destaque os benefícios e os valores únicos de cada produto, incentivando os clientes a se identificarem com sua marca. Explore o produto, traga mais fotos e vídeos. Mostre as avaliações de quem já comprou, nada é mais valioso do que receber o feedback dos clientes.
- Categoria, filtros de pesquisa e texto: Organize seus produtos de forma lógica e intuitiva, facilitando a navegação dos clientes. Use categorias claras e concisas que reflitam os interesses e necessidades do seu público-alvo. Isso ajuda os clientes a encontrarem o que estão procurando mais facilmente. Os filtros são uma ótima forma de ativar os territórios da marca. Por exemplo: Se a sua marca é moda fitness, ter um filtro ‘por Esporte’ (academia, caminhada, corrida, etc) é importantíssimo. Além dos filtros básicos, explore as possibilidades que fazem sentido para a sua marca e oferta. Os textos da categoria, além de serem ótimas ferramentas para o SEO da loja, conectam o usuário à marca. Por isso, posicione-se! Faça textos completos, envolventes e conectados com o branding verbal da marca.
- Réguas de Relacionamento: Estabeleça uma estratégia sólida de relacionamento com o cliente. Explore o seu branding verbal em cada contato. Isso inclui desde a captura de leads até o pós-venda. Utilize e-mails, redes sociais e outras formas de comunicação para manter os clientes engajados e informados sobre novidades, promoções e conteúdo relevante da marca. Vá além das ‘réguas normais de relacionamento’. Entenda o que a sua comunidade espera e crie réguas de relacionamento que vão além da venda, mas sim, que realmente criem um relacionamento sensorial com os usuários.
- Fotos, vídeos e produções criativas: As imagens e vídeos dos seus produtos são vitais. Investir em fotografias de alta qualidade que mostrem seus produtos de maneira atraente e realista é o básico. Certifique-se de que as fotos estejam alinhadas com a estética da sua marca, utilizando iluminação, cenários e modelos que transmitam a mensagem desejada. Desenvolva uma direção criativa consistente em todo o site, desde as imagens até o layout e design. Isso ajuda a criar uma experiência de compra coesa e memorável para os clientes, reforçando a identidade da sua marca.
- Cores e tipografia: As cores têm um poderoso impacto psicológico e emocional. Escolha uma paleta de cores que represente sua marca e ressoe com seu público-alvo. Mantenha a consistência nas cores utilizadas em todo o site, desde o logotipo até os botões de chamada para ação.
Construir uma loja virtual de sucesso não se trata apenas de vender produtos, mas sim de criar uma experiência única e envolvente, que transcenda a primeira compra e crie uma legião de fãs, verdadeiros defensores da marca. Ao conectar sua marca à sua loja virtual em todos os pontos, você cria uma base sólida para o crescimento e fidelização do cliente a longo prazo.
Criar um manual de marca completo é um dos primeiros passos que toda marca deve fazer. Branding verbal, sonoro, estético, regras de atendimento, ativações sensoriais, territórios e muito mais. Quando temos clareza de tudo o que representa o estilo de vida da marca, conectar os pontos se torna algo mais prático e fácil. É por isso que um dos primeiros trabalhos que fazemos em qualquer consultoria de marca ou e-commerce é alinhar o manual de marca. É ele que servirá como pilar base para todas as ações que faremos em diante.
Deseja criar um e-commerce de sucesso? Conheça a nossa consultoria de branding e e-commerce. Será um prazer fazer parte dessa jornada com você!